Enfermagem

Nota do curso: 4

 Semestre: 2024.2

 Área: biológicas e saúde

 Modalidade: presencial

 Duração: 10 semestres

 Investimento: R$1.368,00
de R$1.368,00 por R$957,60 (-30%)
Válido para pagamentos realizados até a data do vencimento.
de R$1.368,00 por R$684,00 (-50%)

Bolsa Eu Cidadão Sul-Fluminense

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Sobre

A Enfermagem é uma profissão em expansão, promissora, reconhecida e regulamentada. Neste sentido, o curso de graduação em Enfermagem da Nova UBM se propõe a formar profissionais para atuar no cuidado ao ser humano nas diversas situações de saúde, doença, proteção e reabilitação, atuar na gerência de enfermagem e de serviços de saúde, prestar assessoria, consultoria, auditoria, atuar no ensino e na iniciação científica. Atuação com ações interdisciplinares e multiprofissionais, na perspectiva da promoção da saúde e qualidade de vida do indivíduo, família e população, considerando os dados epidemiológicos, o contexto sociocultural e os avanços tecnológicos.
A carga horária total do curso é de 4000h e o tempo mínimo de integralização é de 10 semestres de acordo com a Resolução CNE/CES 04/2009.
No conjunto, as disciplinas são distribuídas entre as disciplinas teóricas e práticas e 20% deste total são destinadas ao estágio curricular, correspondendo a 800h de acordo com o que determina a Lei das Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de Graduação em Enfermagem/2009.
A matriz curricular foi organizada visando à articulação ensino, iniciação científica e extensão. Inclui conteúdos curriculares, práticas, estágio e atividades complementares.
As atividades de pesquisa e extensão são planejadas para consolidar a formação do Enfermeiro para que possa inserir-se profissionalmente em todos os níveis de atenção à saúde.
A estrutura curricular também propicia uma formação integral por meio das disciplinas semipresenciais.
As Atividades Complementares e o Estágio Supervisionado propiciam ao aluno formas de aprendizado fora do ambiente de sala de aula.
O aprendizado desenvolvido no curso busca privilegiar o saber, por meio de espaços de apreensão do conhecimento em um encontro permanente entre teoria e cenário de prática, de forma interdisciplinar para apropriação dos saberes e agir da profissão.
Neste sentido, propõe uma prática pedagógica na qual o conhecimento se constrói na interação dos formandos entre si e destes com o mundo. Assim, proporciona o desenvolvimento do ser, do pensar e agir, ou seja, a formação integral da pessoa e do profissional.
O Curso de Graduação em Enfermagem da Nova UBM em sua concepção articula-se com as propostas didático-pedagógicas de ensino do Projeto Institucional, atuando de forma efetiva para a implementação concreta das ações e contribuindo para a realização do compromisso social da IES e do curso à comunidade interna e externa, assim como na construção de uma profissão digna, contemporânea e uma sociedade mais justa e humanizada.
 
O objetivo geral do Curso de enfermagem é Desenvolver habilidades e competências à formação do enfermeiro para o exercício profissional em atenção à saúde, liderança, gestão, gerência, educação permanente e para o agir social e profissional como coparticipante e responsável pela transformação e construção das ações em vigilância em saúde, considerando o perfil epidemiológico e a integralidade das ações de cuidar em enfermagem com base nos princípios éticos e de cidadania, comprometido com as necessidades da sociedade na qual está inserido.
 
Com esse objetivo almeja-se que o curso ofereça ao futuro enfermeiro, por meio do seu currículo, conhecimentos que o habilite a enfrentar as exigências contemporâneas a partir de uma formação que considera a construção de conhecimentos pedagógicos e científico; respeito pelas manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos e suas relações individuais e coletivas; consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidade especiais, escolhas sexuais, entre outras; ética e o compromisso com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, com valores humanísticos e éticos tão necessários na sociedade e no mundo do trabalho. Os objetivos estabelecidos relacionam-se às habilidades e previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Enfermagem, bem como às habilidades e competências definidas no âmbito institucional e no perfil desejado do egresso
 
As atividades de estágio do Curso de Enfermagem são desenvolvidas no 9º e 10º períodos do curso de acordo com a matriz curricular em Estágios Supervisionados I e II com carga horária total de 800 horas e seguem o Regulamento Geral da IES e específico do curso, apoiados legalmente nas Diretrizes Curriculares Nacionais/2009; devidamente aprovados pelo Conselho Superior (CONSEPE). O estágio I e o estágio II, são desenvolvidos nos níveis de atenção primário, secundário, terciário e quaternário, assim como equipamentos sociais, nas  modalidades : no contexto da atenção básica: Saúde Coletiva em ênfase à e atenção em saúde nas Unidades de Saúde e Policlinicas, e na vigilância em saúde, nas áreas programáticas; no âmbito hospitalar:  Bloco cirúrgico, na Atenção à Saúde: do Adulto e Idoso,  Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental; na alta complexidade: UTI, Pronto Atendimento ; e na Gestão em Enfermagem: com ênfase em saúde coletiva e hospitalar, com a seguinte metodologia:
– As atividades são realizadas em setores estratégicos dos serviços de saúde locais e regionais, programados entre a instituição de ensino e ada serviço de saúde conveniado;
– Os acadêmicos atuam sob supervisão direta do docente orientador do curso na realização da prática “in loco”, sendo diferenciado somente o estágio de Gestão em Enfermagem na área hospitalar e na saúde coletiva, onde a supervisão é realizada de forma indireta pelo docente orientador, bem como o aluno acompanha o Enfermeiro do Setor onde é realizado o Estágio.
 
 
⦁ PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Enfermeiro com perfil generalista com capacidade técnico-científica, ético-política, crítica, reflexiva, socioeducativa e humanística. Profissional qualificado para o mundo do trabalho em enfermagem e na saúde, com senso ético, criativo e competente; capaz de atuar de forma interdisciplinar e multiprofissional; capaz de planejar, organizar, gerenciar e gerir ações de enfermagem e de saúde, em todos os níveis de atenção em saúde e em toda dimensão do cuidado, compreendendo as políticas de saúde e perfis epidemiológicos, sanitários e ambientais, especialmente locorregionais, para cuidar de forma integral e holística do indivíduo, família e comunidade. Profissional que busca a educação permanente para atuar contribuindo para a sociedade de forma responsável, ética e cidadã.

Conteúdos

Clique em cada item para detalhar

01 Anatomofisiologia dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório | Horas: 40

02 Bioquímica | Horas: 40

03 Histofisiologia dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório | Horas: 40

04 Parasitologia | Horas: 40

05 Semiotécnica I | Horas: 80

06 Bioestatística | Horas: 40 (EAD)

07 Anatomofisiologia do Sistema Locomotor | Horas: 40

08 Biologia Celular e Molecular | Horas: 40 (EAD)

01 Anatomofisiologia dos Sistemas: Digestório, Urinário, Reprodutor e Tegumentar | Horas: 40

02 Histofisiologia dos Sistemas Neurológico, Digestório, Urinário, Reprodutor | Horas: 40

03 Imunologia | Horas: 40

04 Processos Patológicos | Horas: 40

05 Semiotécnica II | Horas: 80

06 Nutrição | Horas: 40 (EAD)

07 Microbiologia | Horas: 40

08 Biofísica | Horas: 40 (EAD)

09 Histofisiologia Corporal | Horas: 40

01 Neuroanatomia | Horas: 40

02 Neurofisiologia | Horas: 40

03 Psicologia Aplicada à Saúde | Horas: 40 (EAD)

04 Farmacologia Geral | Horas: 60

05 Epidemiologia | Horas: 60 (EAD)

06 Semiologia | Horas: 80

07 Política de Saúde | Horas: 40 (EAD)

08 Embriologia Genética | Horas: 40 (EAD)

01 Assistência de Enfermagem à Criança e ao Adolescente na Atenção Básica | Horas: 80

02 Assistência de Enfermagem à Mulher na Atenção Básica | Horas: 80

03 Semiologia II | Horas: 80

04 Saúde Coletiva | Horas: 40

05 Saúde Ambiental | Horas: 40 (EAD)

06 Prática em Atenção Básica | Horas: 80

07 Assistência de Enfermagem ao Adulto na Atenção Básica | Horas: 80

01 Assistência de Enfermagem Hospitalar à Criança e ao Adolescente | Horas: 80

02 Assistência de Enfermagem Hospitalar à Mulher | Horas: 80

03 Assistência de Enfermagem Hospitalar ao Adulto | Horas: 80

04 Assistência de Enfermagem ao Idoso I | Horas: 40

05 Saúde Coletiva Aplicada | Horas: 60

06 Prática Hospitalar | Horas: 80

07 Suporte Básico de Vida | Horas: 40

01 Clínica Cirúrgica | Horas: 40

02 Práticas Educativas em Saúde | Horas: 40

03 Métodos e Técnicas de Pesquisa | Horas: 40

04 Assistência de Enfermagem ao Idoso II | Horas: 40

05 Metodologia da Assistência de Enfermagem | Horas: 80

06 Processo de Saúde e Doença | Horas: 40 (EAD)

07 Gestão em Saúde | Horas: 40

01 Centro Cirúrgico/Gerenciamento de Artigos Hospitalares e Bioética | Horas: 40 (20hrs EAD + 20hrs prática)

02 Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico | Horas: 80

03 Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências | Horas: 60

04 Responsabilidade Socioambiental | Horas: 40 (EAD)

01 Enfermagem em Saúde Mental | Horas: 40

02 Enfermagem em Oncologia | Horas: 40

03 Gestão Hospitalar | Horas: 40

04 Gestão em Saúde Coletiva | Horas: 40

01 Optativa | Horas: 40

02 Direitos Humanos e Cidadania | Horas: 40 (EAD)

01 Fundamentos Teóricos e Éticos de Enfermagem | Horas: 40

02 Leitura e Produção de Texto | Horas: 40 (EAD)

03 Estudos Socioantropológicos| Horas: 40 (EAD)

Matrizes Vigentes

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Coordenação

PROF. Lívia Xavier de Meirelles

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2003). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando nos seguintes temas: cuidar em enfermagem, saúde da mulher, amamentação, humanização, tecnologia do cuidado e enfermagem obstétrica. Também tem experiência no Atendimento Pré – Hospitalar, Clínica Médica, Educação e Fundamentos Teóricos e Éticos da Enfermagem. É especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2004). Mestre na linha de Cuidado em Enfermagem na área de Saúde da Mulher pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2014), com ênfase: saberes, políticas e práticas em enfermagem.

Corpo Docente

Victor Maximiliano Reis Tebaldi
Doutor
Currículo

Ana Lúcia Naves Alves
Mestra
Currículo

Lais da Gama Dias Silva
Mestra
Currículo

Lívia Xavier de Meirelles
Mestra
Currículo

Ana Cristina de Souza Braga
Especialista
Currículo

Cláuffer Luiz Machado Silva
Mestre
Currículo

Leonardo de Almeida Amado
Mestre
Currículo

Marcelo Mota Nogueira
Mestre
Currículo

Marcelo Viana Marchi
Especialista
Currículo

Maria Aparecida Magalhães Salles
Mestra
Currículo

Patrícia Luciene da Costa Teixeira
Mestra
Currículo

Priscila de Oliveira Januário
Mestra
Currículo

Verônica Lopes Louzada Vidal
Mestra
Currículo

Vladimir Lopes de Souza
Mestre
Currículo

Janaina da Silva e Santos
Mestre
Currículo

Vivian Carla Maia Ávila
Mestra
Currículo

Antônio Avelar Xavier
Mestre
Currículo

Rafaela Tinoco Machado da Silva
Mestra
Currículo

Beatriz Pacheco
Mestra
Currículo

Danielle Oliveira Aguiar
Mestra
Currículo

Rafael Moreira da Silva
Mestre
Currículo
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