A Pesquisa é o setor que orienta todas as ações relativas à pesquisa institucionalizada no que diz respeito ao Programa de Apoio Institucional à Pesquisa (PIAP) do UBM, dando suporte para que professores e acadêmicos possam elaborar seus projetos de pesquisa, nos diferentes Núcleos de Pesquisa (NUPES, NUPIDE, NUPED, NUPECH – OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA, NUPEGI).
O setor ainda oferecer orientações, dentro do Programa “Facilita aí” para que os acadêmicos possam desenvolver suas escritas cientificas seja em artigos, pôsteres, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou qualquer outra atividade acadêmica que envolva formatação da ABNT.
É importante saber que, em caso de pesquisas com animais, o projeto deve ser submetido à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e se a pesquisa envolver pessoas, o projeto deve ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UBM.
É também a Pesquisa que promove atividades de sensibilização para a elaboração de pesquisa como: o “Papo Reto, Assunto Sério”, “Agora Só toca Samba” , “Pesquisa em Pauta” e o evento científico “Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM” com publicações de artigos, pôsteres expandidos, relatos de experiência, vídeos e outros. É nestes encontros que os universitários podem tirar suas dúvidas a respeito da pesquisa acadêmica e também compartilharem o que aprenderam com seus colegas da graduação.
Políticas de Pesquisa
O Centro Universitário de Barra Mansa orienta suas políticas de pesquisa para a promoção de atitude investigativa a ser praticada por seu corpo docente e estudantes. As políticas de pesquisa do UBM são:
Política 1: Estímulo a participação de estudantes e docentes da graduação e pós- graduação em projetos de pesquisa com a integração de Ensino, Pesquisa e Extensão
Política 2: Implementação de programa de Iniciação Científica e Pesquisa para estudantes da Graduação
Política 3: Divulgação das Ações da Pesquisa Institucional
Política 4: Fortalecimento da atuação da Comissão de Pesquisa
Política 5: Manutenção do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão de Ética no Uso dos Animais (CEUA)
Política 6: Consolidação das linhas de pesquisas nos cursos de graduação, como orientadoras da produção científica da instituição
Política 7: Estabelecimento de parcerias interinstitucionais com instituições privadas e órgãos públicos
Política 8: Projeção da Revista Científica do UBM no cenário das publicações nacionais
Política 9: Realização de eventos científicos institucionais
Política 10: Popularização da Ciência
Política 11: Sustentabilidade econômico-financeira para a pesquisa
Política 12: Fomento de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu