O QUE É?
Os processos de gestão institucional do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM são pautados pela autonomia e representatividade de seus órgãos gestores e colegiados, assegurando a participação ativa de docentes, técnicos, discentes e da sociedade civil organizada. A governança universitária é estruturada a partir do Conselho Superior (CONSUP), instância máxima consultiva, deliberativa e normativa para os assuntos acadêmico-administrativos, além das Comissões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e dos Colegiados dos Cursos de Graduação, que garantem a qualidade e coerência pedagógica dos cursos oferecidos.
Também participam desse processo o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), que regulamentam diretrizes éticas para pesquisas institucionais. Outras instâncias fundamentais incluem a Comissão Gestora do Núcleo de Relacionamento com Egressos (NUREG), o Núcleo de Diversidade e de Estudos das Relações Étnico-Raciais (NUDIRE), a Comissão de Política Ambiental (COPAM) e a Comissão Gestora do Programa de Mobilidade Acadêmica, Comissão de Pesquisa, que ampliam a atuação institucional em diferentes áreas estratégicas.
O UBM também integra espaços de governança externa, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC/BM) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e a gestão democrática. Essas instâncias colegiadas regulamentam os mandatos de seus membros, sistematizam e divulgam suas decisões, promovendo a apropriação das diretrizes institucionais pela comunidade acadêmica.