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Núcleo de Acessibilidade

Núcleo de Acessibilidade – UBM

Núcleo de Acessibilidade

Visando melhor atender nossos acadêmicos com necessidades educacionais especiais, foi criado em julho de 2016 o Núcleo de Acessibilidade do UBM, composto pela equipe de especialistas e profissionais de apoio, com o objetivo de assegurar que os acadêmicos com necessidades educacionais especiais, tenham seus direitos garantidos no que se refere ao acesso e permanência com qualidade (LDB 9.394 de 1996, capítulo V).

Segundo a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, a “pessoa com deficiência” refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais.

No Brasil, o olhar mais efetivo e legal sobre o atendimento Educacional Inclusivo teve início com a Constituição Federal de 1988, trazendo como um dos seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º, inciso IV). Outro marco legal é a LDBEN 9.394/96 dedicando um capítulo ao tema. Temos também como referencial a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” MEC/2008, para a efetivação e a construção da educação inclusiva.

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidades específicas.

Na Educação Superior, a Educação Especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

Horário de Atendimento

2ª a 6ª feira: 8h às 12h / 13h às 22h

Local: Núcleo de Acessibilidade – Prédio 02

Contato: 3325-0214

E-mail: marcia.alves@ubm.br

#PraTodosVerem – Informações sobre o Núcleo de Acessibilidade, horário de funcionamento, local e equipe.

Equipe

Márcia Beatriz Silva Alves – Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade / Pedagoga Especialista em Educação Especial e Gestão Educacional.

Sonia Aparecida Ferreira da Silva Rodrigues – Psicopedagoga / Especialista em Deficiência Visual.

Josimar Fernandes Corrêa – Intérprete de Libras.

Audrey Sampaio Müller – Acompanhante Especializado.

Emylaine Pereira da Silva Guimarães – Acompanhante Especializado.

Serviços Realizados pelo Núcleo

O Núcleo de Acessibilidade desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente mais inclusivo e acessível, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de uma educação mais equitativa e democrática. Cabe ao Núcleo de Acessibilidade oportunizar atividades e estratégias para instituir metodologicamente ações que priorizem:

  • Reorganização dos tempos e dos espaços, em diferentes horários de modo a favorecer a ação educativa, a integração dos grupos e o atendimento às especificidades dos acadêmicos;
  • Participação do estudo, análise e elaboração das propostas para a intervenção pedagógica necessária em conjunto com os Coordenadores de Curso da Instituição e com o coletivo de professores;
  • Organização de proposta de trabalho, estabelecendo horários de atendimento aos acadêmicos, ofertando apoio e orientação através de recursos variados;
  • Elaboração de formas sistemáticas de registro e acompanhamento dos atendimentos em fichas próprias;
  • Oferta de atendimento da equipe multidisciplinar aos académicos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Acompanhamento da frequência e a participação dos acadêmicos nas atividades propostas no AEE;
  • Intervenção pedagógica e psicopedagógica junto à Coordenação de Cursos, setores e professores, necessárias à superação das dificuldades detectadas na ação voltada aos acadêmicos, a partir de atividades significativas;
  • Elaboração de estratégias que favoreçam aos acadêmicos a oportunidade de construção de habilidades acadêmicas e funcionais, facilitando o desenvolvimento cognitivo e autonomia através da identificação dos possíveis problemas e barreiras pedagógicas/emocionais;
  • Indicação para adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes do UBM como: rampas, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras;
  • Aquisição e produção de recursos de tecnologia assistiva para promoção de acessibilidade pedagógica, nas comunicações e informações, aos acadêmicos com deficiência e demais membros da comunidade universitária como: computador com interface de acessibilidade, impressora braile, lupas eletrônica e manuais, teclado colmeia, acionadores acessíveis, caderno de pauta ampliada, áudio livros, livros em braile dentre outros;
  • Aquisição e desenvolvimento de material didático e pedagógico acessíveis;
  • Indicação para aquisição e adequação de mobiliários para acessibilidade;
  • Oferta de atendimento temporário a acadêmicos que apresentem quadros como depressão, transtorno afetivo bipolar e esquizofrenia, a partir da observação de demanda por parte da Coordenação do Curso;
  • Acompanhante especializado e interprete de libras em tempo integral quando necessário.
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#PraTodosVerem – Nos cartazes acima há orientações para os professores trabalharem com os alunos, das seguintes deficiências ou transtornos: Altas habilidades/Superdotação, Autismo, Borderline, Cego/Baixa Visão, Daltonismo, Deficiência física, Deficiência intelectual, Déficit Cognitivo Global, Dislexia, Epilepsia, Esquizofrenia, Fobia Social, Hemofilia, Hipermobilidade, Miopatia Nemalínica, Síndrome Depressiva e Ansiedade, Surdez/Deficiência Auditiva, TDAH, TOD, Transtorno Afetivo Bipolar e Orientações para Provas.

Altas Habilidades e Superdotação 1
Deficiência Fisica 2
Esquizofrenia 3
Miopatia Nemalínica 2
Miopatia Nemalínica 1
Esquizofrenia 2
Deficiência Fisica 1
Daltonismo 2
Esquizofrenia 1
Hipermobilidade 2
Hipermobilidade 1
Epilepsia 2
Daltonismo 1
Cegos e Baixa Visão 2
Epilepsia 1
Hemofilia 4
Hemofilia 3
Dislexia 2
Cegos e Baixa Visão 1
Borderlaine 2
Dislexia 1
Hemofilia 2
Hemofilia 1
Déficit Cognitivo Global
Borderlaine 1
Autismo
Deficiência Intelectual 2
Fobia Social 2
Fobia Social 1
Deficiência Intelectual 1
Altas Habilidades e Superdotação 2
Transtorno Afetivo Bipolar
TOD em adultos 2
TOD em adultos 1
TDAH
Surdez-Deficiência Auditiva
Síndrome Depressiva e Ansiedade
provas adaptadas
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Orientações do NAC para Professores no Ensino Remoto UBM

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#PraTodosVerem – Nas imagens acima, temos miniaturas das páginas da cartilha, produzida pelo Núcleo de Acessibilidade, para orientar os professores em relação a suas aulas remotas para os acadêmicos com deficiência, no contexto da pandemia da covid-19.

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