AO LONGO DESTES 60 ANOS DE FUNDAÇÃO, A INSTITUIÇÃO VIVEU UM CRESCIMENTO IMPRESSIONANTE HOJE O UBM VEM CUMPRINDO SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O Centro Universitário de Barra Mansa é um dos mais importantes polos de ensino do interior do Rio de Janeiro. Sempre inovando e com uma qualidade de ensino ímpar, sua história começa com a criação da SOBEU (Associação Barramansense de Ensino), em 1961. Desde então, o UBM passou por diversos desafios, como a autorização federal para trazer o ensino superior à região, a abertura de Administração, Filosofia, Ciências, Letras, Comunicação e Enfermagem e a integração das faculdades, em 1997, para formação do primeiro Centro Universitário da região.
Ano após ano, a instituição ganha força e cresce significativamente, contando hoje com cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e extensão.
O UBM busca continuamente pela excelência no ensino, qualificação de seu corpo docente, infraestrutura e melhores condições de produção acadêmica.
1- Desde 1961 formando profissionais
2- Cursos únicos na região
3- Nota 4 no MEC (em uma avaliação de 1 a 5)
Em 1997 as faculdades foram integradas e foi criado o 1º Centro Universitário do interior do sul fluminense, como conhecemos hoje, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa.
Ao longo dos anos, a Instituição viveu um crescimento significativo e hoje conta com cursos de graduação, entre os quais também há cursos tecnológicos, cursos e programas de pós-graduação lato-sensu e programas e projetos de extensão e ação comunitária – sinais expressivos da forma como o UBM vem cumprindo sua responsabilidade social.
Destacam-se também laboratórios e clínicas que atendem aos cursos e à comunidade, laboratórios dedicados ao Núcleo de Educação à Distância – NEAD e a criação do Campus Cicuta, inaugurado em 2000, nas proximidades de Volta Redonda.
O credenciamento da instituição como Centro Universitário, por Decreto do Presidente da República, em 23 de dezembro de 1997, levou o UBM a redirecionar o seu Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o que significa maior empenho continuado para excelência de ensino, pela qualificação do corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.
FUNDADORES E PRESIDENTES












